12 Meses de Poe: Berenice

| 30 novembro 2016 | |
"Ou a lembrança da felicidade passada é a angústia de hoje, ou as amarguras que existem agora têm sua origem nas alegrias que podiam ter existido."

 

Berenice foi escrito em 1835 por Edgar Allan Poe e faz parte do Projeto 12 meses de Poe, que consiste em ler um conto do autor por mês, ao longo de um ano... 

O conto é narrado pelo personagem Egeu, que de início nos relata como era sua personalidade e de como viveu boa parte de sua vida no solar da família. A partir disso ele fala da prima e de quão diferentes eles eram... Passava o tempo confinado na biblioteca enquanto a garota vivia ao ar livre, contemplando o campo... Egeu é um homem de frágil constituição, ao contrário de sua prima Berenice, desde cedo dotada de extrema saúde e beleza. 

Ambos estavam prestes a se casar quando a moça descobre-se acometida de uma doença, e logo ela enfraquece a olhos vistos... A única parte saudável de Berenice são seus dentes, que despertam estranha adoração em Egeu... O próprio parece isolar-se do mundo, caindo em períodos de 'desligamento'  do que ocorre ao seu redor... E eis que muito em breve a notícia da morte de Berenice lhe chega aos ouvidos... 

A partir daí nos perdemos na linearidade da trama, que envolve o leitor num horror psicológico presente nos devaneios de Egeu, e que conduzem o personagem a atos violadores, beirando o profano... Edgar Allan Poe prende o leitor de maneira intensa nesse conto, que possui uma aura horrorífica e ruma para um desfecho aterrador e surpreendente... Sem sombra de dúvidas, um dos mais icônicos de seus escritos...


14 Comentários:

Morgana Brunner Says:
05 dezembro, 2016

Que conto maravilhoso menina, eu estou bastante animada para ler esse autor, ainda não tive oportunidade, parabéns pela resenha.
Abraços

Faby Souza Says:
05 dezembro, 2016

Olá Valeria, tudo bem?
Li esse e outros contos de Poe na universidade e amei a leitura. Na hora me fiquei toda arrepiada, mas depois consegui absolver o conto kkkk. Amo suas postagens parabéns! Beijos

Bhárbara Andrade Says:
05 dezembro, 2016

Oie!
Acho Poe sempre incrível. Já tive a oportunidade de ler alguns contos dele mas nunca li este que você fez a resenha. Achei muito legal e já vou procurar aqui!
Beijinhos

Mariana Oliveira Says:
06 dezembro, 2016

Parece ser muito tenso. Eu li poucos contos do Ed, mas já sei o que ele causa nas pessoas, haha. Quero ler este conto, mas vou ter que esperar um pouco. Meu coração não suporta essas coisas no momento (drama), haha. Mas é verdade T_T

Thaísa Tavares Says:
06 dezembro, 2016

Oie tudo bem? Ainda não conheço essa obra e tampouco já tinha ouvido falar dela, mas sua resenha me abriu os olhos e me deixou muito curiosa. Quero ler mais contos de Poe!

Cia do Leitor Says:
06 dezembro, 2016

Olá!
Nunca li nada de Edgar Allan Poe, me sinto até envergonhada em assumir isso. Mas, nunca é tarde. Quem sabe eu adira esse projeto. :)
Abs
ni
Cia do Leitor

Tatiana Castro Says:
07 dezembro, 2016

Olá!
Berenice é um nome forte e acredito que muito por causa desse conto. Considero Poe o melhor em matéria de horror psicológico. Esse projeto foi muito bom para os novos leitores conhecerem essas grandes obras clássicas.

Beijos!
Gatita&Cia.

Catharina M. Says:
08 dezembro, 2016

Oie
adoro esse nome, Berenice. Ainda não li do Poe e sempre vjo muito sobre ele por aqui, fico curiosa e acabo nao correndo atras ahhaha que raiva de mim mas muito legal o post, parece ser bem legal a história

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Livrai-nos Says:
08 dezembro, 2016

Poe é maravilhoso né? Não li esse conto dele ainda e fico tão feliz de vir aqui e sempre ler alguma coisa sobre ele. Esses dias eu li um soneto: Anabel Lee e virou um dos meus favoritos ever! Adorei o post, bjo.

Liziane Goulart Says:
09 dezembro, 2016

Oi!!
Depois de acompanhar alguns posts desse projeto, resolvi que já é hora de começar a ler os contos.
Beijão!

Débora Costa Says:
11 dezembro, 2016

Eu não conhecia esse projeto ainda, mas achei bem interessante ler 12 poemas desse autor. Eu conheço alguns dos seus poemas, mas não todos.

http://laoliphant.com.br/

Maria Valéria Says:
11 dezembro, 2016

foram 12 contos, não 12 poemas...

Blog Ensaiando Says:
12 dezembro, 2016

Eis um autor intenso que eu gostaria de ler com a mesma vontade que leio - e amo - Nicholas Sparks. Confesso, preciso agregar literatura! Beijos e sucesso, amei o post!

Carolina Gama

Larissa Fernandes Says:
21 dezembro, 2016

Olá, tudo bem?
Admito que não conhecia muito o trabalho dele, porém recentemente comecei a "perceber" o quanto ele é citado em série e filmes e acabei me interessando por seus contos.
Gostei muito do seu post!
Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

Postar um comentário

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Witches Hat
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...