"Deixai toda esperança, ó vós que entrais!" Inferno. A divina Comédia [Dante Alighieri]

Páginas

4

Tudo e todas as coisas...

Tudo e todas as coisas, escrito por Nicola Yoon e publicado recentemente pela Editora Novo Conceito é um romance que possui uma carga dramática já partindo de sua premissa: uma garota que vive isolada de tudo e todos, porque possui uma doença rara, de ser alérgica a todas as coisas... O ar que respiramos, um alimento como leite ou maçã ou tocar na maçaneta de uma porta pode desencadear uma série de problemas em seu organismo, que pode levá-la a morte. Ela vive sozinha com a mãe e aos cuidados de uma enfermeira, Carla. Seu pai e irmão morreram há muitos anos, quando ela ainda era um bebê e desde então sua mãe tenta protegê-la, desde que descobriu a doença da filha...



Mas, apesar de viver isolada do mundo, pela janela do quarto ela vê pela primeira vez aquele que vai fazê-la querer viver de fato, mesmo que para isso ela assuma o risco de morrer, e seu nome é Oliver, ou Olly o vizinho que acabara de se mudar. A princípio ela observa a rotina do garoto e sua família tumultuosa, eles até tentam visitá-la mas sua mãe não permite, pois eles podem contaminar a filha, num simples contato... Porém, logo Olly dá um jeito de conhecer aquela garota misteriosa que ele só vê pela janela do quarto... e daí a vida desses dois vai tomar rumos inesperados...

Com uma escrita doce, sutil e ao mesmo empolgante, Nicola nos transporta para dentro do universo-bolha de Maddy, a garota alérgica ao mundo. O livro é narrado em primeira pessoa e é interessante acompanhar as angústias de uma adolescente de 17 anos que respira ar filtrado, vive constantemente monitorada por uma enfermeira e sua mãe médica e que possui dentro de si uma enorme vontade de viver, se permitir viver



Sua vida parece sem sentido, mas ela encontra na relação com Olly uma oportunidade de respirar o ar de fora de sua própria casa, de voar e libertar-se, mesmo que isso implique em sua morte... A construção dos personagens se dá pela perspectiva da garota e nos vemos tão submersos em sua tragédia que é como se fôssemos de algum forma, alérgicos às adversidades do mundo. Confesso que me imaginei dentro de uma bolha e não gostei da experiência...

O desfecho me deixou um pouco surpresa, embora em dado momento eu tenha desconfiado de algo do tipo, mas é um desfecho chocante, surpreendente... certamente uma temática que traz 'muito pano pra manga'... Não vou me estender sobre o que se trata pois tiraria todo o impacto da história, mas alguns leitores podem ficar irados com um dos personagens... Se você busca uma leitura suave e encantadora, um romance bem escrito e que te conduz com ansiedade ao ápice da leitura, Tudo e todas as coisas é o livro perfeito para você... 


4 Comentários:

thaila oliveira

Maria, esse livro me desperta bastante curiosidade, isso porque a trama é envolvente ao que pude perceber, o tema da doença e do desejo de viver, no estilo carpe diem me conquistou aos poucos
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

Seguindo o Coelho Branco

oi ^^ comecei a ler o livro hoje e já li boa parte, quase na metade já.
estou completamente encantada e duas pessoas já me falaram sobre o final. estou um pouco receosa, mas vamo que vamo \o/
espero gostar da leitura toda :) Seguindo o Coelho Branco

Jorge Wesley

Olá, Maria!
Tudo e todas as coisas parece ser um livro lindo, ainda não conhecia! Entrou na minha wish-list, quem sabe eu compre um dia?
Beijos

Tahis

Oi Maria!
Desde que li a sinopse desse livro eu fiquei mega curiosa, eu adoro esses dramas adolescentes, e assim como você acho que me sentiria numa bolha também... mas estou curiosa com esse livro e quero muito conhecer esses personagens e saber como eles iram se desenvolver rs'

Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

Postar um comentário

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...