[Leitura de Book Tour] Os meninos da Biblioteca

| 03 março 2016 | |
Estreando meu primeiro Book Tour, recebi a obra Os meninos da Biblioteca, de João Luiz Marques publicado pela Editora Biruta. Trata-se de um infanto-juvenil bem colorido e diagramado que fala sobre um menino de 12 anos, Heitor, que tem um blog sobre livros e que pretende escrever uma história da qual ele seja o personagem principal. Ele visita uma biblioteca em seu bairro, e logo ele descobre que a tal biblioteca será derrubada para a construção de um conjunto de prédios com apartamentos. É aí que Heitor decide contar em seu blog uma história de luta política, tendo ele como protagonista, a fim de impedir a demolição do quarteirão, levando sua biblioteca querida abaixo...

A premissa do livro é maravilhosa mas a narrativa [ao menos pra mim], deixou muito a desejar. Em momento algum eu senti empatia pelo personagem ou por seus amigos. Heitor recebe ajuda de alguns personagens dos livros que ele lia, como Narizinho do sítio do Pica-pau amarelo, o doutor Bacamarte de O alienista, entre outros... Mas achei a inserção de tais personagens bastante forçada...



Não só essa 'participação mágica', mas também os diálogos dos personagens, as cenas da batalha contra os funcionários da prefeitura que foram demolir a biblioteca foram forçados. Em alguns momentos, o autor tenta ser engraçado com encanto, mas não senti a mágica que uma história infanto-juvenil me passa... Infelizmente, ler suas pouco mais de 160 páginas foi maçante. Triste constatar isso, em virtude da editora possuir um catálogo tão rico e cheio de obras legais... E eu que estava ansiosa acabei me frustrando bastante...

Em suma, acho que a proposta foi válida, ainda mais por se tratar de uma história real - sobre o impedimento da demolição no bairro de Itaim, em São Paulo - a luta para preservar o patrimônio histórico de sua cidade, sobre a cultura e a leitura, e afins... Mas o desenvolvimento da trama é que não foi bem desenvolvido... Essas foram as minhas impressões, e como estão longe de ser a 'verdade absoluta', pode ser que para outros a leitura funcione bem...


6 Comentários:

Morgana Brunner Says:
03 março, 2016

Oii, tudo bem?
Eu nunca participei de um book tour, que sabe um dia não é?
Poxa, eu fiquei meio assim em relação ao livro, no momento não seria algo que eu realmente iria ler ou aproveitar a leitura.
Beijão

Nerd Book Says:
03 março, 2016

Nunca participei de book tour, deve ser legal e ao mesmo tempo não, já que um leitor sempre vai querer ficar com o livro. Amo esses livros com fatos reais, dar um up na história e fica um aprendizado maior na leitura.
https://nerdbookblog.wordpress.com/

Literaleitura Says:
05 março, 2016

Olá, achei o enredo interessante, mas conforme ia lendo a resenha fui me entristecendo. Ah que chato tudo isso, a obra parecia ser tão legal, "o menino blogueiro querendo salvar a biblioteca da sua cidade", achei a nossa cara isso...mas que pena que a leitura não foi tão agradável como imaginei que ela poderia ser. Quem sabe eu leia um dia.

Beijokas da Quel ¬¬
Literaleitura

Gleyse Vieira Says:
05 março, 2016

Oi Val, uma pena que o livro não tenha te passado uma impressão boa, pois a premissa realmente é muito interessante. Ao que parece o autor não soube aproveitar bem a proposta do tema que teria tudo para ser incrível. Bjs

Leituras Compartilhadas Says:
06 março, 2016

Não costumo participar de book tour porque tenho medo de não dar conta, mas acho a ideia fantástica. Adorei o livro que você recebeu, a premissa é encantadora, pena o livro não agradado muito a você. É muito ruim quando não temos empatia pelo personagem, né?

Tatiana

Kelly Alves Says:
07 março, 2016

Olá!
Eu participei de poucos Books tours até agora, mas me dei bem! Com relação a obra eu não leria, tanto por ser infantil quanto pela capa que não me encantou!
Lamento que a leitura tenha sido massante, mas estamos abertas a isso todos os dias.

Beijokas

Postar um comentário

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

╬† Literatura no Mundo ╬†

╬† Autores ╬†

agatha christie Alan Dean Foster Alan Moore Álvares de Azevedo Ana Cristina César Anaïs Nin Anna Akhmatova Anne Rice Anne Sexton Antônio Xerxenesky Arthur Rimbaud Bob Dylan Bram Stoker Cacaso Caio f. Abreu Cecília Meireles Charles Baudelaire charles bukowski Charles Dickens chuck palahniuk Clarice Lispector clive barker Cruz e Sousa dalton trevisan David Seltzer Dik Browne Don Winslow edgar allan poe Eduardo Galeano Emily Brontë Ernest Hemingway Eurípedes F. Scott Fitzgerald Ferreira Gullar Florbela Espanca Franz Kafka Garth Ennis George R. R. Martin Gilberto Freyre Guido Crepax H. G. Wells H. P. Lovecraft Haruki Murakami Henry James Herman Hesse Herman Melville Hilda Hilst honoré de balzac Horacio Quiroga Hunter S. Thompson Ignácio de Loyola Brandão isaac asimov Ivan Turgueniev J. R. R. Tolkien Jack Kerouac Jack London Jay Anson João Ubaldo Ribeiro Joe Sacco Jon Krakauer Jorge Luis Borges José Mauro de Vasconcelos Julio Verne Konstantinos Kaváfis L. Frank Baum Laura Esquivel Leon Tolstói Lord Byron Luciana Hidalgo Luiz Ruffato Lygia Fagundes Telles manoel de barros Marcelo Rubens Paiva Mario Benedetti Mark Twain Marquês de Sade Martha Medeiros Mary Shelley Michel Laub Miguel de Cervantes Milo Manara Moacyr Scliar Neil Gaiman Nelson Rodrigues Nicolai Gógol Oscar Wilde Pablo Neruda Patti Smith Paulo Leminski Pedro Juán Gutierrez Rachel de Queiroz Rainer Maria Rilke Ray Bradbury Robert Bloch Robert Kirkman robert louis stevenson Roberto Beltrão Rubem Alves Sándor Márai Sófocles Stephen King Stieg Larsson Susan E. Hinton Sylvia Plath Torquato Neto Victor Hugo Virginia Woolf William S. Burroughs Ziraldo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Witches Hat
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...