"Deixai toda esperança, ó vós que entrais!" Inferno. A divina Comédia [Dante Alighieri]

Páginas

16

Tiro de Misericórdia, um compilado metafórico de Ensaios...



Recebi de cortesia da Editora NVersos o livro Tiro de Misericórdia, de Flávio Ricardo Vassoler e a princípio achei tratar-se de uma coletânea de contos e aforismos de cunho existencial... Não deixa de ser, mas a proposta do autor vai além do imaginado por mim...

Tiro de Misericórdia traz inúmeros textos, alguns curtos outros mais longos sobre a política de Capitalismo vs Socialismo, sobre o consumismo, sobre o totalitarismo, sobre o fato de ser humano num mundo consumista e egoísta... Usando de referências de livros e filmes, o autor vai construindo uma teia perturbadora que vai causar um impacto de reflexão no leitor, numa linguagem densa e ao mesmo tempo fluída...

Ao longo de suas pouco mais de 250 páginas, o leitor vai identificando poesia dando voz à críticas sociais. Como dito no prefácio da obra, Tiro de Misericórdia é um sol de agonias: aflora sentimentos dúbios num leitor por vezes habituado a certezas inalteráveis. Prepare-se para ter suas convicções alteradas ou - no mínimo - reavaliadas...

Flávio Ricardo discorre sobre como o consumismo pode ser motivo de status para a aceitação do indivíduo no meio em que vive. Funciona como uma válvula de escape para uma possível depressão ou descontentamento com o mundo, quando na verdade por até agravar o fato... O consumismo seria uma espécie de simulacro, danoso a longo prazo com uma falsa promessa de solução...

O autor ainda critica a falsa solidariedade, a lei do mais forte, imposta ao Homem desde cedo, quando na mamadeira de sua existência o egoísmo e individualismo são reforçados. A violência é banalizada, Somos alheios ao sofrimento do 'outro', matamos de forma indireta. Vivemos numa guerra de valores e aceitação, onde o materialismo separa o mais forte do mais fraco, numa selva cinzenta de altos arranha-céus...

"Estamos em Londres. Não há guerra na City londrina - ao menos declaradamente. O capitalismo veste os soldados com armas civis. Os batalhões são arregimentados pelos vagões de metrô. Na guerra do capital, as mulheres também lutam."

Tiro de Misericórdia faz despontar no horizonte do raciocínio uma fagulha de incerteza, faz [re]pensar... 

16 Comentários:

Andréa Fundo Falso

Olá!

Essa capa de deixou louca para ler essa obra, e não é de hoje!
Visto a sua resenha, confirmei que quero ler! Gosto desse tipo de livro e a capa me lembrou capas japonesas! Sei lá, mas gostei dela mesmo!

Bjus
Blog Fundo Falso

Fabrica dos Convites

Oi Maria, o livro parece ser muito bom ainda mais por nos fazermos refletir. Vou anotar a dica.
Bjs, Rose

Morgana Brunner

Oiii flor <3
u já vi as fotos que havia no seu instagram sobre este livro, e fiquei com bastante curiosidade em conhecer, acho que leu meu pensamento kkkkkkkkkk leria com toda certeza, gosto de livros que nos fazem pensar.
Beijão

Raquel Cavasini

Olá, ainda não conhecia a obra e achei a temática interessante.


Beijokas da Quel ¬¬
Literaleitura

Pensamento Literario

Oi!!

Esse tipo de livro me atraí, que leva o leitor a refletir o impacto do governo na sociedade, como as massas podem ser facilmente dominadas, que ações são realizadas sem o cidadão nem se dar conta. Enfim, a capa é assustadora, mas o enredo encantador.


Beijos!

Andrea Galvão

Oi!
Eu não conhecia a obra, mas esse não é o tiop de livro que mais me interessa. A capa já me chocou, não sei o que acharia dos textos. Que bom que a leitura foi interessante pra você!
Beijos,
Déia
Own Mine

Kamila Villarreal

Olá!

To chocada com esse livro! Não o conhecia, mas adorei a premissa, foge bem do comum. Foge mesmo. Achei maravilhoso, pena que os livros dessa editora não são tão fáceis de achar aqui onde moro...

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Camila Coelho

Eu gostei mais da Nutella do que da capa do livro. A premissa mão chamou minha atenção pois eu não sou muito ligada em política e isso de capitalismo, consumismo e etc dá um nó na minha cabeça danado.
Fica para uma próxima dica.
Bj
Camila Bernardini Coelho

Catharina M.

Oiiie
uau, que diferente a premissa, muito diferente do que costumo ler pois não costumo ler sobre politica e afins mas parece ser uma ótima leitura

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Carolinavga

Olá Maria.
Ótima resenha.
Essa nutela me deu agua na boca haha
O livro parece ser interessante apesar do assunto não me atrair tanto. Mas as reflexões que ele pode vir a trazer me fascinaram.

Beijos
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

Catrine Vieira

Ooi
Confesso que To sentindo uma agonia com essa capa kkkk
Não é bem o gênero que gosto, mas para tem gosta deve ser bem interessante. :)
Beijoos!
www.estantemineira.blogspot.com

Nuccia De Cicco

Com uma capa forte e um tema interessantíssimo, é um livro que tem tudo para instigar minha curiosidade de boas leituras. Seu texto só reforça essa impressão. Ficou show!
Até + ver! Nu.
As 1001 Nuccias | Curtiu?

Livros & Tal

Oii não conhecia a historia e confesso pra vc que ela não me chamou muito a atenção por nao se enquadrar no meu estilo :/

beijos
Livros & Tal

PorredeLivros

Oi, não imaginava que o livro tratava-se de temas tão sérios, digamos. Acho que pra agora não seria a leitura ideal pra mim, por motivos obvios: de assuntos sérios, ja basta a faculdade. Quem sabe depois, né?

HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

Saga Literaria

Olá,
gostei da sua resenha, já tinha visto essa obra em algum blog, adorei a premissa e achei a capa muito forte mesmo. No momento não pretendo ler, mas é um obra que certamente ainda vou ler. www.sagaliteraria.com.br

Lumartinho

Oie Val!
Confesso que os títulos da NVersos não me chamam muito a atenção e só descobri isso depois que fui ao evento deles no ano passado e pude conhecer melhor as obras publicadas pela editora. Apesar de adorar livros que trazem críticas sociais, esse não me chamou muito a atenção.
Beijos


LuMartinho | Face

Postar um comentário

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...