"Deixai toda esperança, ó vós que entrais!" Inferno. A divina Comédia [Dante Alighieri]

Páginas

27

50 fatos literários sobre mim

Vi essa postagem no blog Cupcake Literário e resolvi fazer por aqui também. É uma fora bacana de vocês que aparecem esporadicamente por aqui conhecerem um pouco da blogueira que posta pra vocês hehe 
A quem interessar possa, ai vão algumas curiosidades sobre meu universo literário...



1 - Um dos livros mais antigos que tenho lembrança de ter sido uma de minhas primeiras leituras é o Histórias de Tia Nastácia, de Monteiro Lobato...
2 - Detesto Harry Potter.
3 - Detesto 50 tons de cinza. Achei a escrita pobre.
4 - Demorei mais de um mês pra concluir Fausto, de Goethe; foi um dos piores livros que li na vida. 
5 - Só não foi pior que Os Lusíadas, de Camões, igualmente cansativo e chato. Quase insuportável de concluir...
6 - Meu personagem preferido em Moby Dick é a baleia Moby Dick.
7 - Prefiro os contos clássicos infantis em suas versões macabras do que as 'enfeitadas' a la Disney.
8 - O patinho feio é um de meus personagens de histórias infantis preferidos.
9 - Quando pequena sonhava com o dia em que Peter chegaria em minha janela pra me levar voando para a Terra do Nunca. Mas meus pais não deixavam eu deixar a janela aberta durante a noite...
10 - Minhas três editoras preferidas são: L&PM Editores, Editora Aleph e DarkSide Books. Mas a Companhia das Letras tem um cantinho especial em meu coração...
11 - Detesto os livros da Tribo das Letras e da Quallis.
12 - Faço coleção da obra de autores que gosto, entre eles Charles Bukowski, Jack Kerouac, Agatha Christie, Stephen King, Caio Abreu, Oscar Wilde, Milan Kundera, Anais Nïn, Moacyr Scliar, entre outros. Quero todos os livros publicados por eles na estante...
13 - Nunca li José Saramago mas tenho vontade.
14 - Gosto de combinar o marcador de páginas com a leitura atual.
15 - Leio mais de um livro ao mesmo tempo.
16 - Por pior que seja a leitura, detesto abandonar o livro, e quando isso acontece é porque o livro foi realmente uma bosta pra mim.
17 - Não tenho problemas com narrativa em primeira ou terceira pessoa. Gosto de ambas, dependendo do tipo de leitura...
18 - ODEIO Chick-lit, New Adult e livros com capas que parecem aqueles sites para vestir bonecas.
19 - Não considero Crepúsculo uma série de vampiros. 
20. Aliás, vampiro bom não ama, não se apaixona. No máximo rola um fascínio dominador por puro prazer de subjugar os humanos a seu bel-prazer, mas amor entre vampiros me broxa.
21 - Detesto quando falam 'uma sebo' ao invés de 'um sebo'.
22 - Tenho [até o momento] 3 tatuagens literárias: uma phrase de Bukowski, uma phrase de Caio Abreu e um busto de Edgar Allan Poe. sim, eu amo ph]
23 - Tenho duas edições diferentes de Laranja Mecânica na estante. É o único título que tenho repetido no Acervo.
24 - Amo edições em capa dura.
25 - Gosto de quadrinhos antigos que não muitas pessoas gostam, como Fantasma, Tex, Zagor, Conan e Asterix.
26 - Aprendi a ler com gibis da Turma da Mônica e Disney.
27 - Pato Donald é o meu personagem preferido da Disney.
28 - Da turma da Mônica, prefiro Magali e Cebolinha.
29 - Minha poeta nacional preferida é Ana Cristina César, e das estrangeiras, a portuguesa Florbela Espanca.
30 - Sou apaixonada pela Geração Beat e pretendo ler tudo o que o grupo de escritores desse gênero escreveu...
31 - Coleciono vários mangás, mas entre os meus preferidos estão Vagabond, Blade of the Immortal, One Piece e Non Genesis Evangelion...
32 - Já fiz cosplay de Morte, personagem de Neil Gaiman.
33 - Nutro um fascínio mórbido por autores que se suicidaram...
34 - Entre meus gêneros literários preferidos estão Terror, Suspense, policial, romances clássicos, poesias, crônicas, infantis, serial killers, drama, amores proibidos, sci-fi, Fantasia, biografias, distopias, beats, ambientados na segunda guerra e eróticos, além de livros de História [minha área de formação] e Artes. Ah, livros sobre Cinema podem encaixar aqui sem problemas.
35 - Detesto auto-ajuda. Sim, já li. Não, não gostei. Não, não pretendo continuar lendo algum até achar algo que me agrade, vai ser perda de tempo.
36 - Já li Paulo Coelho mas não gostei. Ele não é 'isso tudo' que pintam.
37 - Queria um dinossauro, um Alien e um robô de estimação, bem como um ET e um zumbi. 
38 - Detesto literatura espírita
39 - Gosto de livros sobre viagens.
40 - O primeiro livro de Machado de Assis que eu li foi Quincas Borba, presente de meu pai.
41 - já trabalhei numa biblioteca, como voluntária, quando tinha 13 anos...
42 - Não me deem de presente livros de Kiera Cass. eu toco fogo.
43 - Também iriam para a fogueira os livros de Laurentino Gomes e Leandro Narloch, eles não tem embasamento acadêmico para escreverem livros na área de História. 
44 - Alguns dos meus escritores/historiadores preferidos são José Murilo de Carvalho, Margareth Rago, Mary Del Priori, Michelle Perrot, Hannah Arendt, Nicolau Sevcenko, Christian Jacq, Ciro Flamarion Cardoso, Ronaldo Vainfas e Jacques Le Goff.
45 - Apesar de amar livros novos, prefiro livros de sebo.
46 - Amo colecionar estatuetas egípcias, tenho uma pequena coleção delas decorando a estante...
47 - Gosto de zines, tenho alguns em meu acervo...
48 - Amo ecobags literárias, tenho algumas em casa...
49 - Faço coleção de bottons, e muitos são literários.
50 - Li mais de 2000 quadrinhos, mas os que li quando era criança não estão [em sua maioria] adicionados em minha estante do Skoob.
51 - Gosto de literatura russa, húngara, francesa e latina. [sim, isso foi um pequeno bônus na lista]

Na verdade, eu teria mais coisas a acrescentar nessa lista mas acredito que por ora é o suficiente pra vocês me conhecerem um pouco. E sim, sei que algumas respostas não vão agradar alguns de vocês, mas prefiro ser sincera do que mentir pra agradar. 
Então é isso. espero que tenham gostado[?] do post... Até a próxima... 


,

27 Comentários:

Gabi - Psychoteca

Você é, definitivamente, o tipo de pessoa que eu gostaria de ter no meu círculo de amigos hahahaha
Eu gosto de HP, é mais pela nostalgia, é uma saga que marcou minha infância, mas não a vejo como mais que isso.
Sobre 50 tons, não tenho o menor interesse. Aliás, eu perco o interesse em qualquer coisa que esteja sendo muito comentada, é uma coisa de louco.
Tenho muita vontade de ler Fausto.
Moby Dick MELHOR PESSOA ♡ hahahahahahahaha
Eu também prefiro as versões macabras, trevosas, dark.
Quando eu era pequena acreditava que durante a noite os meus ursos tomavam vida e andavam pela casa, eu os cobria e deixava as portas dos armários abertas, no caso deles sentirem fome.
Gostaria de ter todos os livros do Bukowski, Lispector, Victor Hugo, Stephen king (embora ache alguns bem toscos), Anne Rice e todos os livros sobre as lendas Arturianas.
Eu tenho muita, mas MUITA vontade de ler O evangelho segundo Jesus Cristo, do Saramago! Vi alguns trechos e já vi que tem polêmica hahaha
Eu sempre esqueço os marcadores, tenho preguiça de pegar, na verdade.
Como disse o padre Fábio de Melo: Drácula ficaria envergonhado de ver o que fizeram depois dele.
Como assim, tem gente que fala Uma sebo? Hahahahaha
Detesto auto-ajuda e literatura espírita.
Suas tatuagens são lindas ♡
Faça mais post assim que é super bacana!
Beijão.

Gabi - Psychoteca

Você é, definitivamente, o tipo de pessoa que eu gostaria de ter no meu círculo de amigos hahahaha
Eu gosto de HP, é mais pela nostalgia, é uma saga que marcou minha infância, mas não a vejo como mais que isso.
Sobre 50 tons, não tenho o menor interesse. Aliás, eu perco o interesse em qualquer coisa que esteja sendo muito comentada, é uma coisa de louco.
Tenho muita vontade de ler Fausto.
Moby Dick MELHOR PESSOA ♡ hahahahahahahaha
Eu também prefiro as versões macabras, trevosas, dark.
Quando eu era pequena acreditava que durante a noite os meus ursos tomavam vida e andavam pela casa, eu os cobria e deixava as portas dos armários abertas, no caso deles sentirem fome.
Gostaria de ter todos os livros do Bukowski, Lispector, Victor Hugo, Stephen king (embora ache alguns bem toscos), Anne Rice e todos os livros sobre as lendas Arturianas.
Eu tenho muita, mas MUITA vontade de ler O evangelho segundo Jesus Cristo, do Saramago! Vi alguns trechos e já vi que tem polêmica hahaha
Eu sempre esqueço os marcadores, tenho preguiça de pegar, na verdade.
Como disse o padre Fábio de Melo: Drácula ficaria envergonhado de ver o que fizeram depois dele.
Como assim, tem gente que fala Uma sebo? Hahahahaha
Detesto auto-ajuda e literatura espírita.
Suas tatuagens são lindas ♡
Faça mais post assim que é super bacana!
Beijão.

Eduardo Keny

Oi acabei de descobrir o blog , e os fatos literários batem exatamente com os meus se eu fizesse uma lista !!!!!!!!!

Cláudio

4 - Demorei mais de um mês pra concluir Fausto, de Goethe; foi um dos piores livros que li na vida.
5 - Só não foi pior que Os Lusíadas, de Camões, igualmente cansativo e chato. Quase insuportável de concluir...

Quase infartei depois de ler tamanha heresia...Brincadeira,cada um é cada um.

20. Aliás, vampiro bom não ama, não se apaixona. No máximo rola um fascínio dominador por puro prazer de subjugar os humanos a seu bel-prazer, mas amor entre vampiros me broxa.
Armand e lestat amavam Louis.Aliás,Armand passou também a amar Daniel( o entrevistador do primeiro volume das Crônicas Vampirescas.Aliás,amar é o que os vampiros de Rice mais fazem-mesmo que no sentido platônico.Isso te broxa?

13 - Nunca li José Saramago mas tenho vontade.
Leia.Vale a pena.Ele não recebeu o Nobel por acaso.Um bom começo pode ser "O ano da morte de Ricardo reis".Ou "Jangada de Pedra".

Maria Valéria

no caso de Rice é exceção porque são bem escritos... mas pega num crepúsculo ou 'Mais além da escuridão"...

Sim, Fausto e Lusiadas foram um pé no saco pra mim. De Goethe, eu gostei de Werther...

Kamila Villarreal

Olá!

Gostei das suas respostas! Apesar das minhas serem bem diferentes das suas, acho que dariamos boas amigas. Muito dificil eu ter amigas com gostos em comum hahaha

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Hels

Apesar de sermos quase opostas, adorei sua lista, HAHAHA. Sou o tipo de pessoa que acaba rindo quando as pessoas não gostam das mesmas coisas que eu, porque é bem um "oras, posso fazer nada se eu gosto????" HAHAHAHAHAHA. Mas quanto aos vampiros e 50 Tons e mais alguns outros fatos eu realmente tenho de concordar plenamente, :'D!

Beijos!
Hels, The Blue Blog

Blog Leituraterapia

Olá... amei essa "tag", mas principalmente pelas suas respostas!! Também gosto de colecionar livros de autores que eu gosto muito!! Odeio Chick-lit, New Adult e detesto livro com capa de filmes ... e se não tiver outra capa eu não compro o livro rsrsrs..

Amo turma da mônica, eu aprendi a ler com os livros do Ziraldo e Gibis da Turma da Mônica!! Aiiii isso é muito bom e me trás muitas lembranças boas!!!!

Amei suas respostas!

Um super beijo
Keyla Vilela

Gleyse Vieira

Olá, gostei muito da postagem, achei bem bacana para conhecermos melhor os companheiros de blog. Realmente, gosto e gosto e cada um tem o seu. Descobri algumas afinidades mas também alguns abismos. Adorei saber das suas tatoos, tenho muita vontade de fazer algo literário também, mas ainda não decidi o que, exatamente. Fiquei com vontade de fazer a postagem, ma demoraria muito a decidir o que escrever kkkk. Bjs

Menino Literario

Oi gostei muito do post, conhecer um pouco mais seu lado literário foi incrível. Também não curto muito 50 tons nem outros livros hots e suas tatuagens são lindas. Parabéns.

Fabrica dos Convites

Estou aqui imaginando a crueldade de seus pais em não deixar sua janela aberta para a visita do Peter pan.kkkkk
Bom conhecer um pouco mais de você.
Bjs, Rose

Ana Luiza Ferreira

Oi Val!

Adorei o post! Sério que não gosta de HArry Potter? Uma pena... Também adoro ecobags literárias (são fofas e úteis). Também sou fã da Magali e criei gosto pela leitura com as revistinhas da Turma da Mônica!

Beijos!
Participe do Sorteio de Estrela da Manhã, novo livro do André Vianco
http://www.mademoisellelovesbooks.com/

Olívia Sousa

Olá

Seus gostos são bem peculiares né, gosto de bottons também apesar de ter bem poucos, concordo com o que você citou é melhor fazer um post pode não agradar muito gente,do que mentir.

Bjss

Cila - Leitora Voraz

Oi Maria, sua linda, tudo bem
Também já tinha vista essa tag em alguns blogs. Fiquei de coração partido já no início da sua lista, você detesta Harry Potter, e eu adoro!!!!! Mas depois fiquei feliz quando vi que você também é fã da Agatha Christie, ela é minha diva literária. Também não sou o público alvo do Paulo Coelho, já li dois livros e percebi que não é para mim.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Isa Pasqualini

Olá!
Bem, são muitos fatos, mas gostaria de comentar alguns... Companhia das Letras tb faz parte do meu coração, mas L&PM é a editora menos recomendada no meu curso para livros clássicos gregos, o que me faz crer que não são bem traduzidos, portanto, é melhor (pelo menos para mim) não ler kkkkk
Quantos às tatuagens, bem, devo te dar parabéns pelas escolhas (embora eu não tenha entendido o pq de colocar ph em vez de f, assim como estória em vez de história pra tudo... mudanças no português que me fazem ter quase certeza de que não tenho 19 e sim 115 anos)...
E, por fim, isso: 7 - Prefiro os contos clássicos infantis em suas versões macabras do que as 'enfeitadas' a la Disney.
8 - O patinho feio é um de meus personagens de histórias infantis preferidos.
9 - Quando pequena sonhava com o dia em que Peter chegaria em minha janela pra me levar voando para a Terra do Nunca. Mas meus pais não deixavam eu deixar a janela aberta durante a noite...
Você me bugou. Você não curte versão fofa da disney mas gosta de patinho feio e peter pan? Peter pan é a coisa mais encantadora que eu já ouvi/li na minha infância... Ok.. opiniões hahhahaa
em geral, curti!
bjs
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

Ana Paula Lima Miranda

Oiii!!!

Essas tags são maravilhosas!!!
É uma grande chance de conhecer um pouco mais do blogueiro e isso é ótimo!

Não gosto muuuuito de botons e na realidade, nem de muitos marcadores hahahah. Admiro demaiiiiis os cosplays! Acho muuuito legal quem faz!

Beijinhos

Maria Valéria

a questão do Patinho feio é pela metáfora que o personagem representa, ele é 'excluído' por sua feiura' comparado aos demais patinhos... Pra onde ele vai, é rejeitado pela aparência... Meu gostar dele não é por ser um bichinho fofinho...

No caso de Peter Pan a coisa tbm é mais complexa do que aparenta o personagem, é mais uma vez o simbolismo pela história como um todo, o paradoxo que Peter representa pra mim. Uma criança que não vira adulto, mas acaba 'adultizado' por ter que cuidar e ser responsável pelos demais meninos da Terra do Nunca.
Ao mesmo tempo que renega sua condição de 'crescer fisicamente', ele 'cresce' num sentido de ter responsabilidades, não deixa de ser um 'crescimento', indo contra o que a Terra do Nunca faz com outras crianças...
Espero que tenha compreendido. ^^

E o caso de gostar das versões mais macabras, falo de várias outras histórias de fadas', pelo teor horripilante e grotesco que apresentam, pelo fato de eu gostar de coisas relacionadas a terror... ^^

sobre o ph acho mais bonito na escrita do que F. Mas claro que uso em linguagem não-acadêmica, pois me atento as regras de ortografia... xD

Viviana Mendonça Silva

Uoool, temos tanto coisas diferentes e poucos em comum, mas ainda sim adoro ler seus posts...rsrs
Vivenciando as diferenças, tudo igual seria muito chato, não é o que dizem, gostei do seu post, quem sabe não faça algo assim também....só não se conseguiram me definir tanto, ainda estou tentando me descobrir...kkkk

Beijos
http://devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br

Tahis

Olá!
Menina, tu não gosta de Harry Potter? Porque? haha..
Eu adoro chick-lits, New Adult, Young Adult e todos esses livros ♥
Nunca li nada do Paulo Coelho e não tenho a menor vontade rs'
Entre outras coisitas.. Sempre bom conhecer os blogueiros e seus gostos, cada um tem o seu e de alguma forma sempre aprendemos uns com os outros!

Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

Suzzy Chiu

Hello! Tudo bem?

Bacana a tag, ainda vou fazer um tb!
Eu amo Harry Potter, mas concordo com vc em 50 tons, lixo demais a escrita, e eu gosto de romances eroticos, mas esse é o pior.
Acho que temos um gosto bemmm diferente, pq eu amo Chick-lit, New Adult...todo mês eu leio us 4 livros desse gênero.
Muito bom colecionar bottons, eu tb tenho alguns literarios e amo ecobags tb.
Beijos!

LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com

Lilian Farias

Você não curtiu Fausto? Eu amodoro esse livro. Inclusive está em minhas releituras deste ano. 50 tons de cinza e nada, para mim é a mesma coisa. Os Lusíadas é um pé no saco. Eu também não aprecio a destruição cultural que a Disney faz, é pura alienação. Eu também não curto os livros da Tribo das Letras, Quallis, Novo Conceito etc.

Isa Pasqualini

Legal... hhahahahaha

Livros & Tal

Oii Maria Valéria... tudo bem?
Achei interessante a sua postagem mas poxaaaaa Odeia HP?
Já não curti hahahaha
Compartilho com sua opinião em muitas coisas como sobre 50 tons e sobre crepusculo. Mas discordo em outras questão ressaltando HP de novo hahahaha

Acho legal a sua coleção de bottons e as suas tatuagens...

beijos
Mayara
Livros & Tal

K Riquelme

Vai ser um comentário enorme.
Bem eu amo HP porque foi o universo que me levou a ler.
50 tons é chato e não gostei nada de Lusiadas. Nunca li Moby Dick, mas tenho uma vontade terrível de ler.
Amo as mesmas editoras, mas o amor especial é pela DarkSide mesmo.
Tu gosta da Agatha e do King! Esses dois são os melhores, sou doida pelo Sydney Sheldon também. Tenho coleção de marcadores, se quiser alguns dos livros só pedir pelo face.
Vou começar a fazer a coleção de mangás e graphic também! Poe sempre será um amor eterno e marcado em mim já que vou fazer uma tatto também, mas com o Nevermore. ♡♡
Nossos gêneros literários são praticamente iguais, por isso adoro tuas resenhas. Nunca consegui ler auto-ajuda não serve pra mim fico mais puta da vida lendo do que conseguindo relaxar.
Paulo Coelho não é tudo isso não, li só um dele que foi mais ou menos também ai depois nem faço questão.
Vou parar por aqui que vai ser longa a conversa. Kkk
http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
Xoxo

Aline Gonçalves

Oie, tudo bom?
Eu fui ler HP depois que virei adulta e foi uma experiência incrível. Uma pena que você não curte.
Bom, eu amo Chik-lits, NA e romances. São leituras despretensiosas e que também possuem tramas bem trabalhadas. Mas, o bom da literatura é que ela abrange vários tipos de leituras.
Achei bacana sua postagem por mostrar melhor sua veia literária.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Ana Caroline

Olá, Maria. Adorei sua lista, foi bem sincera, mas eu sou totalmente o oposto de você. Sou espírita, então gosto sempre de estar lendo algum livro para elevar meu conhecimento a respeito de minha religião.
Crepúsculo é meu amorzinho desde pequena, então não consigo falar mal de jeito nenhum (apesar de que o vampiro que brilha ser meio estranho, haha).
HP é minha paixão, antigamente também falava que não gostava, mas depois que li realmente me apaixonei.
Também não sou muito fã de livros de auto ajuda, nem se eu estiver bem na bad, não leio, kkkk.

Conexão Mista

Li o primeiro fato,quis te abraçar,li o segundo,quis dar na sua cara,mas tá de boas kkkkkk Sobre o fato 18,penso a mema coisa,passo longe. PQP! Tu é historiadora?! Sou apaixonaado por história,já pensei seriamente em seguir a carreira. Abraço! (vou voltar mais vezes)

Postar um comentário

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...