Uma leve e encantada fantasia... A menina da neve, de Eowyn Ivey

| 31 dezembro 2015 | |
Recentemente fiz a leitura de A menina da neve, da autora Eowyn Ivey, que foi publicado aqui no Brasil recentemente pela Editora Novo Conceito. Fazia tempo que não me aventurava por uma boa estória de fantasia aliada à contos de fadas, e posso dizer que o saldo da leitura foi positivo... A obra me pegou de jeito...

Mabel e Jack são um casal de meia-idade que vive no Alasca e não puderam ter filhos. Apesar de tentar viver com suas próprias posses naquela terra inóspita, ambos passam por dificuldades com a agricultura, os tempos estão difíceis para os moradores da pequena cidade onde eles se fixaram. Mas logo conquistam a amizade de um casal que tem três filhos homens, e o mais novo se põe a ajudar Jack com os afazeres da fazenda...



Nesse ínterim, numa noite de inverno, o casal faz uma boneca de neve e no dia seguinte, surge uma linda menina de cabelos loiros, quase brancos, rondando a floresta. Ninguém sabe seu nome, onde ela vive, e porque está sempre na companhia de uma raposa de pelo vermelho...  E logo essa menina vai mudar de maneira fantástica e surreal a vida de Mabel e Jack...

No decorrer do livro, Jack e Mabel vão tentando se aproximar daquela criança, embora ninguém mais a conheça ou saiba de sua existência... ela seria real? ou algum devaneio da cabeça de ambos, que tanto ansiavam por um filho e não puderam ter? Por vezes, fiquei na dúvida se ela era uma espécie de fada da floresta ou realmente alguma menina perdida, que encontrou na natureza selvagem uma maneira de sobreviver... Mabel recordava da história que ouvia de seu pai quando criança, e que se encaixava exatamente com a aparição da menininha. E se aquele velho livro em russo estivesse correto, o desfecho para todos seria dolorido... 

Achei a construção de personagens bem realizada pela autora, bem como a descrição detalhista da trama; em vários momentos, eu me senti visualizando o território alasquiano, as caçadas pela floresta coberta de neve e o leito do rio congelado e sua vegetação típica... É como se eu sentisse o odor dos chás que Mabel preparava, que a menina exalava, enfim... Meus sentidos foram apurados durante a leitura e a imaginação correu solta...

Apesar de ter me arrastado na leitura ao longo dos dias, não achei uma escrita cansativa... Meu problema foi falta de tempo para concluir logo o livro. Os capítulos curtos contribuíram para uma narrativa fluída beirando o singelo e poético... Com relação à diagramação, a editora está de parabéns pelo trabalho e cuidado... A menina da neve é uma excelente leitura para quem está buscando sair da realidade em que vivemos e deseja embarcar rumo ao mágico... Boa leitura!

16 Comentários:

Morgana Brunner Says:
01 janeiro, 2016

Oiii Maria, tudo bem?
Bom, eu ainda não li este livro,mas quero muito ter a oportunidade de um dia ler, eu me agradei desde o início sobre a história.
E além disso, fiquei contente em saber que possui capítulos pequenos haha
Beijoooos

Cláudio Says:
02 janeiro, 2016
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudio Says:
02 janeiro, 2016
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudio Says:
02 janeiro, 2016
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Oliveira Says:
02 janeiro, 2016

Esse livro parece ser bem fofinho. Queria ter ele ♥

Amor Geek Says:
02 janeiro, 2016

Estou querendo sair de realidade e agora esse livro é uma opção de compra para janeiro, gostei muito da sua resenha e sem dúvidas quero ler esse livro.

http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

Catharina M. Says:
02 janeiro, 2016

Oie
Adorei a capa desse livro e quero ler faz um tempo, espero poder em breve e adorei o post dele aqui

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Cláudio Says:
02 janeiro, 2016
Este comentário foi removido pelo autor.
Amores e Livros Says:
02 janeiro, 2016

Eu achei a capa desse livro tão linda e a diagramação que a NC preparou estava tão encantadora que não via a hora de começar a leitura do livro. Acontece que o livro não rolou para mim... Não sei, a escrita não conseguiu me pegar e eu acabei desistindo depois da segunda tentativa.
Mas fico bem feliz em saber que você gostou da leitura :)
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros

DarkSide Fãs Says:
02 janeiro, 2016

Olá!
Gosto muito de fantasia mas acho que esse não me atraiu. Não sei bem o porquê mas ele não me chamou a atenção e me pareceu um pouco desconexo :s Mas não custa dar uma chance, né?
Abraços!
http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

Jéssica Rodrigues Says:
03 janeiro, 2016

Oi, tudo bem? Eu tenho esse livro aqui e acho a capa linda. No momento estou precisando de uma leitura que me leve a lugares mágicos e, por isso, vou tentar adiantar a leitura. Sua resenha está ótima.

Beijos
Leitora Sempre

Raquel Cavasini Says:
03 janeiro, 2016

Oi, adoro fantasia e nunca tinha lido nada sobre esse livro, adorei.

Beijokas da Quel
http://literaleitura2013.blogspot.com.br

Julia Martins Says:
04 janeiro, 2016

Olá!
Eu já tinha lido outras resenhas e lendo a sua agora, continuo com a mesma vontade de não ler o livro. Tenho a sensação de que vou chorar, vou odiar, muitos sentimentos ao mesmo tempo hahaha acho melhor deixar para um momento em que estiver com o emocional mais estável.

Beijos
http://www.breakingfree.blog.br/

Um Reino Muito Distante Says:
04 janeiro, 2016

Ai, que agora eu estou louquinha para ler essa história. Além de ter me encantado pela capa, é exatamente do tipo que eu gostaria ler no inverno, com uma saborosa xícara de chá ou chocolate quente. Pode ter certeza de que ele está na minha listinha de desejados.

umreinomuitodistante.blogspot.com.br

Alice Aguiar Says:
04 janeiro, 2016

oi ^^
pow eu quero e não quero ler esse livro. estou com medo de não gostar sabe. de qualquer forma, ele já está na minha lista de leitura.
gosto das suas opiniões, geralmente a gente pensa igual pra algumas leituras. ^^
Seguindo o Coelho Branco

Luciano Vellasco Says:
08 janeiro, 2016

Oie, tudo bem? Pelo visto eu acertei mesmo no presente *-* Dei esse livro como um dos presentes de natal para a minha namorada. Espero que ela goste tanto quanto você :)
Bela resenha. Adoro visitar o seu blog ;)
Beijos!
Academia Literária DF

Postar um comentário

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Witches Hat
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...