Histórias por dentro das histórias dos livros...

| 24 abril 2015 | |
Sempre gostei de livros novos, mas quem me conhece sabe o amor que sinto pelos sebos e suas mesas ou estantes empoeiradas... Me sinto uma verdadeira garimpeira em busca de preciosidades, sejam livros raros, edições antigas ou que não estão em estoque nas livrarias... Mais do que o cheiro embolorado e coloração desbotada, além de um preço bem mais em conta para o meu bolso, gosto de idealizar as histórias que esses livros me trazem, não apenas aquela[a] escrita[s] em suas páginas pelo autor, e sim aquelas histórias que se insinuam pelos grifos do antigo dono, pelas dedicatórias ou objetos esquecidos entre as páginas...

Já encontrei recibos de compra e venda, flores secas, marcadores diversos, bilhetes e até fotografias... Me pego pensando no porquê daquele trecho tal ter sido sublinhado, o que chamou a atenção daquele parágrafo em quem leu antes de mim... Se o antigo dono morreu, e o motivo do livro ter ido parar no sebo, por quantas mãos ele passou até chegar às minhas... Se foi um presente, se foi uma compra bem [ou mal]sucedida, se a pessoa se mudou e no caminho o livro se perdeu... 

Guardo algumas coisas que encontrei em livros, é meio que um resgate de quem se aventurou naquelas páginas... anônimos que nunca conheci e provavelmente sequer conhecerei a identidade, mas que estão tão próximos a mim, de alguma forma, como se parte delas estivesse comigo... Eu simpatizaria com essas pessoas? Não iria com a cara de alguma[a]? Não sei...


Mas especulo, conjecturo, idealizo... 

4 Comentários:

Mariana Oliveira Says:
24 abril, 2015

Eu também penso nisso, o que aconteceu para essa cena ser criada, o que o autor viu, sentiu nesse momento.
Acho que muita gente tem esse tipo de sentimento também, principalmente quando a história é muito boa ou choca de alguma forma. Eu acho. Hehe.

janaina silva Says:
24 abril, 2015

Ola,assisti um filme a um tempo atras que falava sobre isso, a garota ganha do pai um livro com uma linda dedicatória nem sei porque o livro vai para em um sebo depois de adulta ela passa a procurar pelos sebos o livro, tem uma coleção do mesmo livro de edições diferentes e com dedicatórias,depois desse filme passei a me interessar por esse tipo de bagagem que o livros de sebo traz e na beleza por traz dela.
BEIJOSSsss...
http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

Kris Oliveira - Conversas de Alcova Says:
25 abril, 2015

Val, eu também tenho um grande carinho por livros velhos.
Meu único problema hoje em dia é a rinite.
Poxa tu escreve muito bem, quando resolve colocar tuas ideias, deveria fazer isso mais vezes
seria um prazer poder ler mais do que escreves, beijo.

Maria Valéria Says:
25 abril, 2015

tentarei postar coisas assim com mais frequência ^^
ou resgatar uns posts antigos...
valeu a dica, Kris <3

Postar um comentário

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

╬† Literatura no Mundo ╬†

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Witches Hat
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...