Resenha do mês [abril] - Noite em claro

| 16 maio 2013 | |







"Estou sozinha com meu cálice de champanhe, o primeiro. Comi uma barra de chocolate só pra fingir que nada me importa, mas tudo me importa como nunca me importou nesta noite em que estou sozinha, tentando ficar bêbada, prestes a ser gorda, infernizada por recordações do passado e impaciente para inventar um futuro." Martha Medeiros.







E assim começa essa obra de Martha Medeiros, uma das autoras brasileiras mais conhecidas da atualidade. De cara se percebe a leveza [e pesar] do texto que vem pela frente... Martha, 'embriagada' [ou prestes a isso] 'conversa' com o leitor, enquanto a chuva cai lá fora... Sua "Noite em Claro" será longa... ou até quando a chuva parar de cair...  O texto fala sobre memórias da narradora, que se encontra sozinha em sua residência, numa longa noite chuvosa. Triste, melancólica e solitária, ela solta seus pensamentos no papel, escrevendo até que a chuva cesse lá fora... mas e quanto à chuva que cai por dentro? Por dentro, ela continua gotejando, tempestuosa...

O livro traz muitas passagens profundas, e tem apenas 64 páginas... é um conto denso, carregado de solidão existencial em tons de cinza... a escrita de Medeiros é de fácil compreensão... ela não precisa de palavras difíceis pra expressar sentimentos complicados... mas nem por isso cai no lugar-comum... costumo compará-la a Caio F. Abreu, ela sabe [assim como ele] escrever sobre coisas doloridas de forma poética, bonita... Uma história repleta de amores confusos, de finais [in]felizes, com pitadas de delírio, prazer e nostalgia... Conversa regada a chuva e champanhe...  "Mulheres infelizes costumam ter uma vida interessante.", já diz Martha em Noite em Claro... Quem sou eu pra discordar ou duvidar disso???



- Já escolhi o livro pra resenha do mês de Junho.. e o mês de maio ainda não acabou... só que eu duvido que alguma coisa que eu leia esse mês consiga superar o clássico que me encantou esses dias...
Aguardem...

2 Comentários:

Barbara Sá Says:
17 maio, 2013

Olá moça!

Adoro Martha, esse livro é realmente deveras emocionante.
Ótima resenha :)

Beijos,
http://www.segredosentreamigas.com/

T. Costa Says:
17 maio, 2013

Faz tempo que estou com vontade de ler esse. Dela eu tenho o doidas e santas e adoro. Ela tem uma escrita deliciosa...

Postar um comentário

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

╬† Literatura no Mundo ╬†

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Witches Hat
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...